terça-feira, 3 de abril de 2018

Igrejas - Anglicana


Catedral Anglicana de São Paulo. O Anglicanismo é muito parecido com o catolicismo. O Anglicanismo surgiu de um cisma na igreja católica, ou seja por discordarem de alguns pontos da igreja católica houve o cisma "Divisão", formando uma nova igreja. Os anglicanos são batizados, frazem catecismo, casam. A diferença esta por conta de não haver imagens e também uma postura mais flexivel. Inclusive alguns dizem que o fim do anglicanismo será por conta de seu liberalismo, ou seja, a igreja é tão liberal que desmoronará por si mesma. Verdade ou não, não podemos afirmar, mas posso afirmar que a cada dia vejo mais seguidores na igreja "Graças a Deus".  



A foto do lado esquerdo é uma celebração maçom.
São caracteristicas :


Se você tiver um tempo ou curiosidade veja na netflix a serie "Tudors", nesta serie que ao meu ver é muito boa, você verá a formação do Anglicanismo, toda a trama religiosa e todo o caos ocasionado pela ruptura.  Na verdade podemos afirmar que não há mudança sem choque e quando se trata de uma religião o choque tende a ser mais violento ainda.

O importante é que esta religião que a tempos atrás era criticada pela igreja católica hoje é  reconhecida, eu julgo o reconhecimento importante pois, devemos reconhecer como irmãos todos aqueles que buscam a salvação em nosso senhor Jesus Cristo. Ainda temos que é muito importante respeita a religião e os costumes de cada povo, pois será apenas pelo respeito que conseguiremos seguir adiante em um mundo de paz.

Anglicanos, acreditam na Santíssima trindade, seguem a Bíblia, e também lêem o Livro de Oração Comum, com preces e orientações sobre a liturgia.
Acreditam em santos, mas não cultuam imagens. Realizam batismo, crisma e matrimônio, pois todos os sete sacramentos católicos foram incorporados pelos anglicanos.
Não obedecem ao papa pois seu líder é o arcebispo de Cantuária, Mas ele só orienta, não impõe suas decisões.
Não exigem celibato dos sacerdotes e aceitam mulheres no clero inclusive  primeira foi ordenada em 1944 e a decisão passou a ser recomendada em 1978.
Aceitam o divórcio e abençoam uma segunda união, a menos que a causa do divórcio tenha sido o adultério.

Aceitam a homossexualidade. Gays são bem-vindos na comunidade e também no clero. Já realizaram, inclusive, um casamento entre gays.








Nenhum comentário:

Postar um comentário