quinta-feira, 19 de abril de 2018

Bizantino - Um Segmento da Igreja

Um pouco historia, que você já conhece antes de entrarmos na matéria própriamente dita.
Império Bizantino foi uma divisão do Império Romano, sua capital em Bizancio mais tarde conhecida como Constantinopla ou Nova Roma. Durante o seu período de existência, o grande governante que teve em sua região foi Justiniano, um um imperador que oficializou o cristianismo, como uma maneira de  facilitar seu governo.

Cisma do Oriente é o nome dado à divisão da Igreja Católica, ocorrida em 1054, entre a Igreja chefiada pelo papa, em Roma, e a igreja chefiada pelo patriarca, em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul). O Cisma foi o resultado de um constante distanciamento entre as práticas cristãs efetuadas pelas duas vertentes do catolicismo, além de representar uma disputa pelo poder político e econômico na região mediterrânica.
Em Roma, localizava-se o papa, exercendo no continente europeu a autoridade máxima, além da existência de duas outras autoridades com o mesmo poder, um patriarca em Alexandria, no Egito, e outro patriarca em Constantinopla. O patriarca de Alexandria perdeu sua importância após a anexação do Egito ao Império Muçulmano.A partir daí surgiria a Igreja Ortodoxa ou Igreja Católica do Oriente, com sede em Constantinopla, e a Igreja Católica Apostólica Romana, sediada em Roma.

A Oração de Jesus: a mais importante oração da tradição bizantina.
«Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador!»
ma das mais simples orações da Tradição Ortodoxa, uma oração de poucas palavras e tão antiga quanto os Evangelhos, ocupa um lugar destacado como a principal oração do Oriente Cristão: a Oração de Jesus, também conhecida como a Oração incessante do Coração.
Encontramos sua origem nos Evangelhos, em passagens como a da mulher Cananéia (Mt 15, 22), a dos cegos de Jericó (Mt 20, 30) e da oração do publicano (Lc 18, 13). Em todas estas passagens, encontramos a petição sincera por misericórdia, dirigida direta e confiantemente a Deus, tanto na Pessoa do Pai quanto na do Filho.
A forma estabelecida da Oração tomou por base o Nome de Jesus e a oração do publicano, pois o Nome de Jesus é a oração por excelência, invocação de Deus, e «em nenhum outro [Nome] há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos» (At 4, 12); e, na oração do publicano encontra-se a verdade da alma contrita, pecadora e humilhada, que busca ardentemente a justificação perante Deus. Desta forma, teve início o cumprimento do mandamento do Apóstolo, de "orar sem cessar" (1Ts 5, 17).
Nos tempos atuais a Oração de Jesus encontrou sua popularização através do livro «Relatos de um peregrino Russo» e da coletânea de textos patrísticos, intitulada «Filocalia» (ambos da Editora Paulus).

   
O cordão de oração ortodoxo: um instrumento vindo do céu.

Para que pudéssemos manter nossa vida de oração nosso Pai celestial não negou auxílio.
A Tradição reza que o cordão de oração vem das mãos de São Pacômio, discípulo de Santo Antão, no século III. A preocupação de São Pacômio era auxiliar seus monges iletrados a manterem uma vida de oração ativa sem a necessidade da leitura dos Salmos.
Decidiu então fazer uso da Oração de Jesus para suprir a necessidade, resolveu fazer um cordão com nós para contar as orações. Como o demônio desatava os nós que o Santo fazia, o anjo Gabriel lhe ensinou um nó formado por sete cruzes intercaladas, o qual o demônio não conseguiria desatar. Neste momento foi dado ao mundo o cordão de oração Ortodoxo, denominado em russo CHOTKI..

 Descrição simbólica do cordão de oração.
Ao ter nas mãos um cordão de oração ortodoxo, não temos apenas um instrumento sagrado para orações, mas, igualmente, um objeto carregado de simbolismo teológico, o que o torna um repositório de espiritualidade cristã.
O cordão de oração Ortodoxo é formado por um número determinado de nós, com suas extremidades unidas em forma de cruz e finalizado por uma franja. Independente do seu tamanho, sua função é recordar ao orante a obrigação de orar permanentemente.
O cordão tem a cor negra. Ele é negro porque simboliza luto e escuridão, os quais a humanidade experimenta por causa de seus pecados. Lembra que nossos pecados perante Deus nos afastam da Luz Verdadeira e somente através do verdadeiro arrependimento e da oração constante nos reconciliamos com o Pai.
Os cordões de oração Ortodoxos são feitos de . Lembra-nos que nossas orações são dirigidas ao Cordeiro de Deus, imolado voluntariamente por nós, levando sobre si todos os nossos pecados e purificando-nos com Sua Misericórdia. Recorda-nos também que somos ovelhas guiadas pelo Bom Pastor, que não demora em deixar todo rebanho para recuperar uma única ovelha que se perde; Ele é atraído pelo balido desesperado da ovelha desgarrada, que é a oração.
Os separadores colocados entre cada conjunto de nós recordam-nos o louvor necessário à Mãe de Deus, em união paralela ao louvor do Seu Filho Jesus. O Espírito Santo, de Natureza Divina, unido a Maria, de natureza humana, formaram Jesus, Deus feito homem, na união perfeita do homem com Deus, que é objetivo da oração, meio de comunicação entre o homem e Deus.
As duas extremidades do cordão de oração Ortodoxo são unidas por um nó principal que fecha o conjunto. Ele representa Aquele que disse: «Eu Sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim» (Ap 21, 6). De Deus viemos e para Ele retomaremos.
A Cruz está também presente em nosso cordão de oração Ortodoxo. Ela é a representação do Sacrifício voluntário de Jesus e de Sua Vitória sobre a morte na manhã de Páscoa. Ela também nos lembra do abandono às coisas deste mundo pela busca dos bens espirituais.
Por fim, encerrando o cordão de oração ortodoxo encontramos uma franja. Ela representa a conseqüência do encontro da oração com o coração daquele que ora: as lágrimas. A alegria indizível proporcionada pelo conforto que a oração traz ao coração do orante o perdão dos pecados, a escuta da Voz de Deus dizendo à alma «Teus pecados estão perdoados», culmina no júbilo, no transbordar das lágrimas enxugadas na franja do cordão de oração ortodoxo.
Assim conhecemos o nosso cordão de oração Ortodoxo e o profundo simbolismo que ele encerra.

domingo, 15 de abril de 2018

Novas estações do metrô de São Paulo










Está é a estação Eucalipto da linha lilás inaugurada em abril de 2018, as novas estações estão com um novo estilo, com um ótimo trabalho de arquitetura e engenharia, com aproveitamento da luz natural e amplos jardins com áreas de relaxamento, as horríveis caixas de concreto dão lugar a leveza do vidro e estruturas metálicas e a cidade de pedra cria pequenos pontos verdade em seus jardins.




Entregaram a estação sem terminá-la, falta as portas de segurança e alguns outros pequenos detalhes, inclusive o sistema de sinalização foi o responsável por vários grandes atrasos na primeira semana de implantação, mas a situação começa a normalizar, certamente com a inauguração de novas estações novos problemas aparecerão, mas problemas fazem pate do jogo. Quando entregarem a linha completa, o percurso trabalho c casa será muito mais rápido, um pouco de qualidade de vida, mais tempo para as pessoas fazerem o que gostam.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

ppt - people places and things

Este blog tem como objetivo falar de (People = pessoas, places = lugares and things = coisas), não falará de maneira técnica ou completa, pois não pretende ser especialista em nada, mas, mostrar alguns pontos interessantes, lugares interessantes, pessoas interessantes, coisas interessantes. Conheçamos um pouco das belezas desta cidade, olhemos o hoje com os olhos de ontem, para entender as mudanças e as permanencias, pois nem toda mudança tras consigo o novo e embora o que fica possa ser velho, algumas vezes o velho trás consigo algo de novo, vai depender da maneira com você olha e o que você procura.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

A perseguição

Mais um capítulo desta novela, como tudo na política, não existe o certo ou o errado é sim o que os mandantes decidem o que é melhor. A ideia de que o governo existe para o povo e que do povo emana o seu poder é um slogan interessante mais aqui está longe de ser verdadeiro. Não cabe a este blogueiro dizer se o Lula é culpado ou inocente, mas sim dizer que os referidos dirigentes não foram honestos  ou imparciais. As acusações  não foram provadas e burlando as provas e criando provas absurdas, como "contratos de compra e venda, sem assinaturas" entre outras provas que até para um leigo em direito, parecem mais piadas do que provas ele foi condenado. Acredito que nunca a corrupção ficou tão evidente quanto nestes dias e pior os Brasileiros sempre procuram alguém para culpar, ou simplesmente nem querem se preocupar, pois acreditam que isto ou aquilo não agetar eles, afetaram apenas outrem, se valem sempre do perco o amigo mas não perco piada. E add caminhamos, mas alguns passos nesse arremedo de democracia. Veremos em 4 ou 8 anos com certeza se o ocorrido nestes dias foi sério ou apenas mais uma piada, mas o que me parece mais provável é que estes acontecimentos se percam, e não seja mais discutido, culpa ou inocência pois já foi decidido.

Vale observar que se o lula ficar um dia que seja na cadeia, o que será fio é que o ex-presidente foi preso.
Não vejo a possibilidade no futuro, de debates entre as pessoas, sobre justiça ou injustiça neste caso,  agora só uma perguntinha você sabia que já houve outro presidente que foi preso, ele foi preso porque ? Foi o correto ?  

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Cristais

Cristais, algumas pessoas acreditam que os cristais podem atrair energias, positiva, de cura, de revelação, podem mudar a personalidade de uma pessoa ou sua sorte, sua Áurea.

Á cada cristal, ou pedra é atribuída uma ou mais força.
As pedras, geralmente tem que passar por um ritual de purificação e energização. Vamos ver alguns rituais.

Solar
Lunar
Contato com natureza
Outros cristais
Imposição das mãos 



Pirâmides
Pelo poder do fogo
Estes não são todos os métodos,  são apenas alguns e sempre será possível encontrar outro, mas, nem todos os processos são aplicáveis à todos os cristais, sempre deve-se ter cautela para não danifica-los.

Alguns dos cristais mais simples, já foram pedras preciosas e num dado momento deixaram de ter valor pois,  alguém encontrou uma quantidade grande do cristal, temos o caso da ametista era valiosa, mas depois que encontramos uma grande jazida aqui no Brasil a pedra perdeu seu valor comercial.



Eu diria que só a beleza das pedras já nos trás boas energias, mas vale a pena energizadas.

terça-feira, 3 de abril de 2018

Igrejas - Anglicana


Catedral Anglicana de São Paulo. O Anglicanismo é muito parecido com o catolicismo. O Anglicanismo surgiu de um cisma na igreja católica, ou seja por discordarem de alguns pontos da igreja católica houve o cisma "Divisão", formando uma nova igreja. Os anglicanos são batizados, frazem catecismo, casam. A diferença esta por conta de não haver imagens e também uma postura mais flexivel. Inclusive alguns dizem que o fim do anglicanismo será por conta de seu liberalismo, ou seja, a igreja é tão liberal que desmoronará por si mesma. Verdade ou não, não podemos afirmar, mas posso afirmar que a cada dia vejo mais seguidores na igreja "Graças a Deus".  



A foto do lado esquerdo é uma celebração maçom.
São caracteristicas :


Se você tiver um tempo ou curiosidade veja na netflix a serie "Tudors", nesta serie que ao meu ver é muito boa, você verá a formação do Anglicanismo, toda a trama religiosa e todo o caos ocasionado pela ruptura.  Na verdade podemos afirmar que não há mudança sem choque e quando se trata de uma religião o choque tende a ser mais violento ainda.

O importante é que esta religião que a tempos atrás era criticada pela igreja católica hoje é  reconhecida, eu julgo o reconhecimento importante pois, devemos reconhecer como irmãos todos aqueles que buscam a salvação em nosso senhor Jesus Cristo. Ainda temos que é muito importante respeita a religião e os costumes de cada povo, pois será apenas pelo respeito que conseguiremos seguir adiante em um mundo de paz.

Anglicanos, acreditam na Santíssima trindade, seguem a Bíblia, e também lêem o Livro de Oração Comum, com preces e orientações sobre a liturgia.
Acreditam em santos, mas não cultuam imagens. Realizam batismo, crisma e matrimônio, pois todos os sete sacramentos católicos foram incorporados pelos anglicanos.
Não obedecem ao papa pois seu líder é o arcebispo de Cantuária, Mas ele só orienta, não impõe suas decisões.
Não exigem celibato dos sacerdotes e aceitam mulheres no clero inclusive  primeira foi ordenada em 1944 e a decisão passou a ser recomendada em 1978.
Aceitam o divórcio e abençoam uma segunda união, a menos que a causa do divórcio tenha sido o adultério.

Aceitam a homossexualidade. Gays são bem-vindos na comunidade e também no clero. Já realizaram, inclusive, um casamento entre gays.